Apresentação

Somos um grupo constituído por pesquisadores, estudantes, bolsistas, profissionais, agentes de comunidades, redes e movimentos sociais com os quais compartilhamos conhecimentos, diálogos e experiências, desde os anos de 1980. Estamos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/UFRJ.

O Grupo surgiu do interesse em estudar as condições sociais de construção do conhecimento, na perspectiva da aproximação entre diferentes formas de saberes e de práticas, com foco nas questões de saúde e condições de vida de pessoas e grupos que vivem na periferia das grandes cidades. O olhar é dirigido tanto para o campo científico, enquanto espaço de produção do conhecimento legitimado socialmente, quanto para os territórios e espaços da cidadania, da memória, da ação e da intervenção social - espaços da cultura e do mundo vivido.

O Grupo Culticom se propõe, então, a construir uma abordagem da informação e da comunicação para favorecer formas críticas, compartilhadas e participativas de produção do conhecimento, a formação de sujeitos acadêmicos e não-acadêmicos e contribua para o fortalecimento da participação social e da cidadania, dialogando com as narrativas, memórias e saberes das comunidades.